TECENDO POESIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Authors

Abstract

TECENDO POESIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Author Biography

Emanuela Carla Medeiros de Queiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - POSEDUC/UERN (2014). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do norte - UFRN, na linha de pesquisa: educação, comunicação, linguagem e movimento. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: práticas de leitura; literatura infantil; formação do leitor e formação do professor leitor. Membro do grupo de pesquisa Ensino e Linguagem da UFRN. Pesquisadora voluntária do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem - GEPPE, do Departamento de Educação - DE, do Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM/UERN, através do Programa de Extensão: Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE, de 2009 a 2014. Tutora no curso de Pedagogia na Educação a Distância - EAD, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UAB desde 2012 até o presente momento.

References

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

AMARILHA, Marly. Repertório de leitura: autoridade para transgredir na formação do leitor. In: Educação e Leitura: redes de sentido. AMARILHA, Marly (Org.). Brasília, Liver Livro, 2010.

AMARILHA, Marly. Educação e poesia: o aprendizado do estético. In: Literatura e Ensino: reflexões e propostas. Lucrécio de S. Junior; Andrey P. de Oliveira (Org.). Natal, RN: EDUFRN, 2014.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburgl. Perspectiva: São Paulo, 2013.

YUNES, Eliana. A provocação que a literatura faz ao leitor. In: AMARILHA, Marly (Org.). Educação e leitura: redes de sentido. Brasília, Liber Livro, 2010.

TAVARES, Diva S. S. Da leitura da poesia à poesia da leitura: a contribuição da poesia para o Ensino Médio. 300f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.

Issue

Section

Artigos