“AÍ A GENTE FICA NUMA SINUCA”: CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PRÁTICAS DE SIGNIFICAÇÃO

Autores

  • Josinalva Rodrigues Sá Instituto Federal do Maranhão, Alcântara, MA, Brasil.
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5702-7189

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n42p72-81

Resumo

Este artigo discute o modo pelos quais estudantes da Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais compreendem sua proposta curricular, especialmente no que se refere à formação em Matemática e a sua relação com as práticas de ensino de Matemática na Educação do Campo. Essa discussão fundamenta-se na análise de diversas interações ocorridas nas aulas de conteúdo matemático desse curso e, focaliza aqui, uma de muitas daquelas em que se identifica a mobilização de discursos que ecoam princípios freirianos, demandas da luta pela Educação do Campo e a tradição pedagógica do ensino escolar e urbano da Matemática. A mobilização desses discursos nas considerações e nos argumentos das/os licenciandas/os e formadoras/es permite identificar um modo de compreensão do currículo como prática de significação da Educação do Campo e da Educação Matemática, e sua repercussão no engajamento cultural e político dos sujeitos em sua construção.

Biografia do Autor

Josinalva Rodrigues Sá, Instituto Federal do Maranhão, Alcântara, MA, Brasil.

Josinalva Rodrigues Sá é graduada em Matemática (UFMA), especialista em Matemática e Estatística (FAMA) e em Informática na Educação (IFMA) e Mestre em Educação (UFMG). É Técnica em Assuntos Educacionais no IFMA - Campus Alcântara. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação à Distância e Tecnologias Digitais (GPEaD) do IFMA. Pesquisa práticas de numeramento que se forjam nas práticas culturais de moradores pertencentes às comunidades remanescentes de quilombos.

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca é graduada em Matemática (UFMG), mestra em Educação Matemática (UNESP), doutora em Educação (UNICAMP), com pós-doutorado em Educação (UNISINOS). É professora titular na UFMG, na qual atua na formação de professores e professoras que ensinam Matemática, e coordena, desde 2005, o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG. Lidera o Grupo de Estudos sobre Numeramento – GEN, é vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade – GIPEMS e coordenou o GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPED.

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Publicado

2020-12-04

Edição

Seção

Dossiê – Artigos