ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores/as

Resumen

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA TEXTUAL

Biografía del autor/a

Damares Souza Silva, Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, São Paulo

Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, São Paulo, Brasil. E-mail: damares.s@bol.com.br.

Luciene Oliveira Costa Santos, Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, São Paulo

Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, São Paulo, Brasil.  E-mail: lucienevanzeller@yahoo.com.br.

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

BENTES, A. C. Linguística textual. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, A. C. (Org.) Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulos: Nova Fronteira, 2012, p. 261-301.

BLÜHDORN, H.; ANDRADE, M. L. da C. V. O. Tendências recentes da linguística textual na Alemanha e no Brasil. In: WIESER, H. P,; KOCH, I, G. V. (Org.) Linguística textual: perspectivas alemãs. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 17-46.

FÁVERO, L. L.; KOCH, I. G. V. Linguística textual: introdução. São Paulo, Cortez, 10ºed.

KOCH, I. G. V. Linguística textual: retrospecto e perspectivas. In: BRAIT, B. (Org.) Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas, SP: Pontes: São Paulo: Fapesp, 2001, p. 71-86.

______. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004, parte I, p. 13-33.

______; CUNHA-LIMA, M. L. Do cognitivismo ao sociognitivismo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2005, v. 3, p. 251-300.

Número

Sección

Artigos