A HISTÓRIA DE LINO E OS DESDOBRAMENTOS COM A PERDA

Autores/as

Resumen

A HISTÓRIA DE LINO E OS DESDOBRAMENTOS COM A PERDA

Biografía del autor/a

Gabriella Santos Ramalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Brasil. Bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: ramalho.gabriella96@gmail.com.

Gisele Maria Costa Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Brasil. Professora e Orientadora. E-mail: souzagisele@hotmail.com.

Citas

ALVES, R. Concertos para o corpo e alma. Campinas: Papirus, 1998. p. 132-133.

AZEVEDO, R. Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares, 1999. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/artigos/>. Acesso em: 26/09/15.

______. Texto e imagens: diálogos e imagens dentro do livro, 1998. Disponível em: <http://www.ricardoazevedo.com.br/artigos/>. Acesso em: 5/02/16.

CARNEIRO, F.; SILVA, A. Breves reflexões sobre morte, memória e luto nos contos a “invernada do sossego” e “roupa no coradouro”, de Jose J. Veiga. Entreletras, Araguaína, Tocantins, v. 3, n. 2, ago./dez. 2012. p. 48-63. Disponível em: <http://revista.uft.edu.br/index.php/entreletras/article/view/951/>. Acesso em: 23/11/15.

CORSO, D.; CORSO, M. Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DAVILA, D.; SOUZA, R. O Uso de Textos Polêmicos em Sala de Aula: formação e prática docente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1207-1220, out./dez, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/110210/>. Acesso em: 23/11/15.

ELIAS, N. A solidão dos moribundos, seguidos de, envelhecer e morrer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

FRANCO, M.; MAZORRA, L. Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 24(4), outubro-dezembro, 2007. p. 503-511. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000400009/>. Acesso em: 23/11/15.

FREITAS, A. Psicodinâmica das cores em comunicação. Nucom, São Paulo, n. 12, out./dez., 2007. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/Cor/psicodinamica_das_cores_em_comunicacao.pdf>. Acesso em: 29 /03/16.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

KOVÁCS, M. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

LUFT, L. Quando morre alguém que amamos. VEJA, 2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx/>. Acesso em: 4/11/15.

NEVES, André. Lino. São Paulo: Callis Ed., 2011.

PAIVA, L. A arte de falar da morte para crianças. A literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores. São Paulo: Editora Ideias & Letras, 2011.

ROSA, C. Mortalis: um ensaio sobre a morte. Fortaleza: Livro aberto, 1997. Disponível em: <http://docplayer.com.br/4350670-M-o-r-t-a-l-i-s-carlos-pessoa-rosa-premio-ensaio-xerox-ed-livroaberto.html>. Acesso em: 23/11/15.

SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado. A arte da narrativa visual. São Paulo: Ed. Rosari, 2013.

SARAT, M. Morte, vida e mistério: uma história contada nas lembranças da infância. Resgate, n. 10, 2001. p. 71-88. Disponível em: <http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/139>. Acesso em: 7/09/15.

VENDRUSCOLO, J. Visão da criança sobre a morte. Medicina (Ribeirão Preto), Universidade Ribeirão Preto, n. 38 (1), p. 26-33, 2005. Disponível em: <http://revista.usp.br/rmrp/article/view/420>. Acesso em: 23/11/15.

Número

Sección

Artigos