PERFIL LEITOR DE ALUNOS INGRESSANTES: QUATRO UNIVERSIDADES EM ANÁLISE

Autores/as

Resumen

PERFIL LEITOR DE ALUNOS INGRESSANTES: QUATRO UNIVERSIDADES EM ANÁLISE

Biografía del autor/a

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, UNESP, FFC, Marília, São Paulo

Professora Doutora na UNESP, FFC, Marília, São Paulo, Brasil. E-mail: cyntia@unesp.marilia.br.

Yngrid Karolline Mendonça Costa, UNESP, FFC, Marília, São Paulo

Mestranda na UNESP, FFC, Marília, São Paulo, Brasil. E-mail: yngridkarolline@hotmail.com.

Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora na UNESP, FCT, Presidente Prudente, São Paulo. E-mail: recellij@gmail.com.

Citas

BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007. (Col. Questões da nossa época, v. 133).

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BARTHES, R.; COMPAGNON, A. “Leitura”. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1994.

CARVALHO, M. A leitura dos futuros professores: por uma pedagogia da leitura no ensino superior. Teias: Revista da Faculdade de Educação da Uerj, n. 5 (junho de 2002). Rio de Janeiro: Uerj, Faculdade de Educação, 2001, p. 7-20.

CAVALLO, G.; CHARTIER, R. História da leitura no mundo ocidental. v. 1. São Paulo: Ática, 1998.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

DALVI, M. A. O perfil do professor que ingressa e que se forma no curso de Letras-Português da Universidade Federal do Espírito Santo. Signum: Estudos de Linguagem, v. 14, p. 173-193, 2011.

EGITO, R. Obrigação ou prazer: o mundo da leitura dos alunos do curso de Letras-Português da Ufes. Dissertação de Mestrado (Educação). Universidade Federal do Espírito Santo, 2010.

FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FOUCAMBERT, J. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 174 p.

FOUCAMBERT, JEAN. Modos de ser leitor: Aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental. Tradução de Lucia P. Cherem e Suzete P. Bornatto. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GERALDI, J. W. A linguagem nos processos sociais de constituições da subjetividade. 1999 (mimeo).

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas de leitura. Tradução de Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do ato de ler. (Trad. Daise Batista). Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Número

Sección

Artigos