LEITURAS DISSONANTES ACERCA DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR: AS ARMADILHAS DA MEDICALIZAÇÃO

Autores/as

  • Daniele Aparecida Biondo Estanislau
  • Mônika Menezes da Costa Stefani

Resumen

Fundamentadas na perspectiva histórico-cultural realizamos uma pesquisa de campo com aluno de 4º ano (com 13 anos) em situação de fracasso escolar, medicalizado, para compreender os modos de elaboração da escrita pelo sujeito. As análises permitem afirmar que, ainda que em contexto adverso, o sujeito apropria-se da leitura/escrita quando realizado um trabalho intencional de modo sistematizado.

Biografía del autor/a

Daniele Aparecida Biondo Estanislau

Graduada em Pedagogia, especialista em Neuropsicologia, Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: danieleestanislau@gmail.com.

Mônika Menezes da Costa Stefani

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Citas

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