LER, FALAR E ESCUTAR: CONVERSAS SOBRE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS
Abstract
Para resistir à simplificação escolar no encontro com a literatura como ato instrumental de decodificação, decorrente da concepção de linguagem como representação prévia do mundo, destacamos a complexidade das ações de ler, falar e escutar como condições do diálogo. A interlocução com a filosofia sustenta que o sentido emerge quando constitui situação para o leitor, ou seja, em conversação.References
BACHELARD, G. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, 1972.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BÁRCENA, Fernando. El alma del lector – la educación como gesto literário. Bogotá: Babel Livros, 2012.
BÁRCENA, Fernando; MÈLICH, Joan-Carles. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Barcelona: Paidós, 2000.
GADAMER, Hans Georg. La educación es educarse. Barcelona: Ediciones Paidós, 2000.
MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora. O viajante, a torre e a traça. São Paulo: Edições SESC, 2017.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007. Colección Nómadas.
PIGLIA, Ricardo. Anos de formação: os diários de Emílio Renzi. São Paulo: Todavia, 2017.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.