LER, FALAR E ESCUTAR: CONVERSAS SOBRE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS

Authors

  • Talula Trindade UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul

Abstract

Para resistir à simplificação escolar no encontro com a literatura como ato instrumental de decodificação, decorrente da concepção de linguagem como representação prévia do mundo, destacamos a complexidade das ações de ler, falar e escutar como condições do diálogo. A interlocução com a filosofia sustenta que o sentido emerge quando constitui situação para o leitor, ou seja, em conversação.

Author Biographies

Talula Trindade, UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestranda em Educação pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. E-mail: talulatrindade@gmail.com.

Sandra Regina Simonis Richter, UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do PPG Educação UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. E-mail: srichter@unisc.br.

References

BACHELARD, G. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, 1972.

BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

BÁRCENA, Fernando. El alma del lector – la educación como gesto literário. Bogotá: Babel Livros, 2012.

BÁRCENA, Fernando; MÈLICH, Joan-Carles. La educación como acontecimiento ético: natalidad, narración y hospitalidad. Barcelona: Paidós, 2000.

GADAMER, Hans Georg. La educación es educarse. Barcelona: Ediciones Paidós, 2000.

MANGUEL, Alberto. O leitor como metáfora. O viajante, a torre e a traça. São Paulo: Edições SESC, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007. Colección Nómadas.

PIGLIA, Ricardo. Anos de formação: os diários de Emílio Renzi. São Paulo: Todavia, 2017.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Issue

Section

Comunicações Orais