DISCURSO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS DIFERENÇAS NA LITERATURA PARA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p66-76Keywords:
Formação docente, literatura, análise do discurso.Abstract
Neste texto, discute-se a literatura para infância com temáticas que versem sobre as diferenças de gênero na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Considerando outros modos de pensar tais questões, propõe-se uma discussão que parte das relações que se estabelecem entre o processo de formação docente, a análise do discurso e o texto literário para infância. A partir de um enfoque transdisciplinar e orientada por uma perspectiva discursiva, apresentamos as possibilidades de compreensão da problemática a partir das contribuições teóricas de diferentes áreas do saber como a Literatura, Análise do Discurso Francesa e os Estudos de Gênero. O mote é proveniente de uma pesquisa de doutorado em andamento que analisa a experiência educativa no círculo de leitura no qual vislumbramos as possibilidades de combate ao preconceito e à discriminação na prática pedagógica. (senti falta de pelo menos uma frase que ilustre parte dos resultados já alcançados).
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