DISCURSO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS DIFERENÇAS NA LITERATURA PARA INFÂNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p66-76

Keywords:

Formação docente, literatura, análise do discurso.

Abstract

Neste texto, discute-se a literatura para infância com temáticas que versem sobre as diferenças de gênero na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Considerando outros modos de pensar tais questões, propõe-se uma discussão que parte das relações que se estabelecem entre o processo de formação docente, a análise do discurso e o texto literário para infância. A partir de um enfoque transdisciplinar e orientada por uma perspectiva discursiva, apresentamos as possibilidades de compreensão da problemática a partir das contribuições teóricas de diferentes áreas do saber como a Literatura, Análise do Discurso Francesa e os Estudos de Gênero. O mote é proveniente de uma pesquisa de doutorado em andamento que analisa a experiência educativa no círculo de leitura no qual vislumbramos as possibilidades de combate ao preconceito e à discriminação na prática pedagógica. (senti falta de pelo menos uma frase que ilustre parte dos resultados já alcançados).

Author Biographies

Lilian Fonseca Lima, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Lílian Fonseca Lima. Graduada em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI), tem Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Doutoranda pelo mesmo programa de pós-graduação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudo Em Leitura e Contação de Histórias - GPELCH/PPGEDuC/UNEB. É professora assistente no Departamento de Educação I na Universidade do Estado da Bahia. Tem pesquisado a formação de professores voltando-se para as relações entre as questões de gênero e a leitura de textos literários para infância.

Rosemary Lapa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Professora titular da graduação e pós-graduação em Educação e Contemporaneidade do departamento de educação da Universidade Estadual da Bahia - campus I. Doutora e pós-doutora em Educação, Mestre em Letras e Linguística, especialização em Texto e Gramática e em Psicanálise. Lider do grupo de pesquisa e estudo em Leitura e Contação de histórias - GPELCH/PPGEDUC/UNEB

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Published

2023-01-29

Issue

Section

Dossiê – Artigos