A LEITURA NA SALA DE AULA EM SUAS PLURAIS MANIFESTAÇÕES: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE CHARTIER

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) https://orcid.org/0000-0002-0709-3639
  • Maria Aparecida de Mesquita Calmon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Suelen de Oliveira Campos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

A LEITURA NA SALA DE AULA EM SUAS PLURAIS MANIFESTAÇÕES: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DE CHARTIER

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor e consultor informacional. Atuante na normalização e orientação de pesquisas científicas. E-mail: professorjorgeufes@gmail.com.

Maria Aparecida de Mesquita Calmon, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduanda em Biblioteconomia pela Ufes. Atuante no ramo da consultoria informacional e ramo cultural. E-mail: cidamcalmon@hotmail.com.

Suelen de Oliveira Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia pela Ufes. Especialista em Gestão de Projetos. Atuante em arquivo empresarial. E-mail: suelenoc@gmail.com.

Referências

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difusão Editora, 1998.

______. Do códice ao monitor: a trajetória do escrito. Estudos Avançados, v. 8, n. 21, p. 185-199, 1994.

______. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: UNESP, 2003.

CHARTIER, Roger; LEBRUN, Jean. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

GOULART, Cecilia. Letramento e novas tecnologias: questões para a prática pedagógica. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Letramento digital. Belo Horizonte. Autêntica, 2004.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo: Paullus, 2004.

Downloads

Edição

Seção

Artigos