UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS PRÁTICAS DE LEITURA

Autores

  • Fabrícia Aparecida Migliorato Corsi Universidade Federal de São Carlos- UFSCar- São Carlos, São Paulo

Resumo

UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO SOBRE SUAS PRÁTICAS DE LEITURA

Biografia do Autor

Fabrícia Aparecida Migliorato Corsi, Universidade Federal de São Carlos- UFSCar- São Carlos, São Paulo

Universidade Federal de São Carlos- UFSCar- São Carlos, São Paulo, Brasil. E-mail: fabriciamcorsi@bol.com.br.

Referências

CHARTIER, Roger. Morte ou transfiguração do leitor. In: ______. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002a. p. 101-123.

______. À beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2002b.

CHARTIER, Roger. "De l’écrit sur l’écran". 23 maio 2005. Disponível em: <http://www.imageson.org/document591.html>. Acesso: 02/2015.

______. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, MS, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/viewFile/1598/955>. Acesso em: 23/09/2014.

CHARTIER, Roger; BOURDIEU, Pierre. A leitura: uma prática cultural- debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. 4 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

CURCINO. Luzmara. Suporte e sentido: questões de leitura e análise do discurso. In: GREGOLIN, M. R. ; KOGAWA, J. M. Análise do Discurso e Semiologia: problematizações contemporâneas. 20. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 189-205.

PETIT, Michèle. A arte de ler: como reistir à diversidade. Trad. Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2009.

Downloads

Edição

Seção

Artigos