CUIDAR, ACOMPANHAR, ESTIMULAR E DESENVOLVER: PROBLEMATIZANDO IMAGENS DE CRIANÇAS QUE CONSTITUEM OS DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

CUIDAR, ACOMPANHAR, ESTIMULAR E DESENVOLVER: PROBLEMATIZANDO IMAGENS DE CRIANÇAS QUE CONSTITUEM OS DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: rsaballa@terra.com.br.

Referências

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. In: CAIRUGA, R. R., et al (Org.). Bebês na escola: observação, sensibilidade e experiências essenciais. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 81-103.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

HOYUELOS, A. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2009.

MALAGUZZI, L. La educación infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro, 2011.

RINALDI, C. Reggio Emilia: a imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: GANDINI, L.; EDWARDS, C. Bambini: a abordagem italiana à Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 75-80.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

RUSSO, D. De como ser professor sem dar aulas na escola da infância. In: FARIA, A. L. G. (Org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 67-93.

Downloads

Edição

Seção

Artigos