PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES E/OU ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Regiane Pradela da Silva Bastos Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7631-7878

Resumo

PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES E/OU ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Biografia do Autor

Regiane Pradela da Silva Bastos, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil. E-mail: regiane@pradela.com.br.

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil. E-mail: kjc@terra.com.br.

Referências

BAKHTIN. Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BASTOS, Regiane Pradela da Silva. Práticas de alfabetizadoras em formação pelo PNAIC: estudo do uso dos acervos de leitura. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012.

CRUZ, Magna do Carmo S.; MANZONI, Rosa Maria; SILVA, Adriana M. P. da. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2. Brasília: MEC/SEB. p. 6-15. 2012.

MAGALHÃES, Luciane et al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua Portuguesa. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade 2. Brasília: MEC/SEB, p. 6-16, 2012.

RIBEIRO, Ana Elisa. Fluência de leitura. In: Glossário Ceale: termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores/ Isabel Cristina A. da S. Frade, Maria da Graça C. Val, Maria das Graças de C. Bregunci (Org.). Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, p. 117-118. 2014.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Edição

Seção

Artigos