POTÊNCIAS DE UM CURRÍCULO ARTÍFICE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Roniqueli Moraes Pantoja PPEB/NEB/ UFPA
  • Julian Karla Diniz Neris PPEB/NEB/UFPA
  • Josenilda Maria Maúes da Silva PPEB- NEB-UFPA

Resumo

A escritura reúne formulações que potencializam a produção de uma pesquisa-experimentação, no intermezzo conceitual da perspectiva pós-estruturalista e da filosofia da diferença, com movimentos do pensamento entre educação e currículo e arte e filosofia e ciência, virtualidades disparadoras de novas ventilações para a escola, que aumentam a potência de agir nas tramas que ali se desenvolvem. A formulação faz parte de alguns bons encontros tidos: uma escola de educação básica da cidade de Belém, um currículo artífice, o arsenal deleuziano da Filosofia da diferença e deslocamentos conceituais para construção da pesquisa em currículos outros na educação básica. Tal composição experimenta a questão: O que pode um currículo-artífice? Em movimentos cartográficos com a escola, um currículo produz invencionáticas e imagens curriculares outras, artesanias e invenções. Um currículo assim pensado, inventado, fabulado, que movimenta pequenuras, traquinagens com memórias, fatos, linhas de tempo, porque quer ser inventor, de invenções que sirvam para aumentar o mundo, um outro mundo, além-mundo, de um povo por vir. Então inventa-se uma educação... inventa-se uma escola... inventa-se um currículo... inventa-se um currículo artífice... inventa-se artesanias... inventa-se vidas... desejos... iluminuras para a potência de bons encontros, bons afetos... aumenta-se a potência de agir... e... e... e...

Biografia do Autor

Roniqueli Moraes Pantoja, PPEB/NEB/ UFPA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB/NEB/ UFPA. Linha de pesquisa Currículo da Escola Básica. E-mail: roniqueli@yahoo.com.br.

Julian Karla Diniz Neris, PPEB/NEB/UFPA

Mestranda do Curso de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica -PPEB/NEB/UFPA. Linha de pesquisa Currículo da Escola Básica. E-mail: juliadinizneris@yahoo.com.br.

Josenilda Maria Maúes da Silva, PPEB- NEB-UFPA

Doutora em Educação. Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará– PPEB- NEB-UFPA. E-mail: josimaues@gmail.com.

Referências

BARROS, Letícia Maria Renault de; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. O problema da análise em pesquisa cartográfica. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia (Org.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. v. 2. Porto Alegre: Sulina, 2014. p. 175-202.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Alaguara, 2016.

______. Meu quintal é maior que o mundo: antologia. 1. ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2015.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

______. Diga-me com quem um currículo anda e te direi quem ele é. In: CORAZZA, Sandra Mara. Fantasias de escrileitura: filosofia, educação e literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 143-171.

______. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2013.

CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

COSTA, Gilcilene Dias da. Currículo e arte: confluências Nietzsche-Deleuze. Revista Teias, v. 14, n. 31, p. 147-161, maio/ago. 2013.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Clarice. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1995.

______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012a.

______. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 587-604, maio/ago. 2010.

______. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 25-48.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Edição

Seção

Artigos