(RE)CONHECIMENTO DE LEITURAS VIVENCIADAS POR GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Maria Betanea Platzer Universidade de Araraquara (UNIARA)

Resumo

A partir de pesquisa desenvolvida com 26 alunas do terceiro ano de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no estado de São Paulo, investigamos experiências leitoras pelas cursistas desde a infância até a graduação. Por meio de questionário e entrevista, as participantes relevam suas práticas de leitura, destacando gostos, anseios, dificuldades e possibilidades.

Biografia do Autor

Maria Betanea Platzer, Universidade de Araraquara (UNIARA)

Professora Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente na Universidade de Araraquara (UNIARA) nos cursos de graduação em Pedagogia e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara; São Paulo; E-mail: beplatzer@yahoo.com.br.

Referências

CASTRO, R. M. de. et al. Entre leitura utilitarista e prática cultural: aspectos sobre a formação do leitor nas licenciaturas. In: GIROTTO, C. G. G. S.; FRANCO, S. A. P. (Org.). Perfil do leitor universitário: textos e contextos nas licenciaturas. Tubarão, SC: Copiart, 2017. p. 13-24.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, R. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

GERALDI, J. W. Práticas da leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 88-103.

KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Ares Médicas, 1995.

PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PLATZER, M. B. Práticas de leitura e escrita no ensino superior: contribuições para formação e atuação profissional do pedagogo na educação básica. In: Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico]: 7 - 9 abril, Águas de Lindóia / Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação. - São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. p. 0965-74.

SOUZA, M. Lúcia Z. de. A leitura na escola (I). In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004. p. 70-6.

YASUDA, A. M. B. G. A leitura na escola (II). In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. 5. ed. São Paulo: Contexto, 1996. p. 77-9.

Downloads

Edição

Seção

Comunicações Orais