CUIDADO DE SI: UN ACTO DE REFLEXIÓN EN EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL DOCENTE DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Duarte Castillo Universidad Nacional Aberta de Caracas-Venezuela (UNA)
  • Elizabeth Gomez Souza IEMC-UFPA

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2019n37p79-85

Resumo

CUIDADO DE SI: UN ACTO DE REFLEXIÓN EN EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL DOCENTE DE MATEMÁTICA

Biografia do Autor

Ana Duarte Castillo, Universidad Nacional Aberta de Caracas-Venezuela (UNA)

Doutoranda em Educação em Ciências Matemáticas (UFPA), recebida em Convênio pela FE-Unicamp. Maestria en Educación, Enseñanza de la Matemática (UPEL, Venezuela, 2013). Professora da Universidad Nacional Aberta de Caracas-Venezuela (UNA). E-mail: duarteann@gmail.com.

Elizabeth Gomez Souza, IEMC-UFPA

Pós-Doutoranda em Educação (FE-Unicamp). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UEFS, 2012). Professora do IEMC-UFPA. E-mail: elizabethmathematics@gmail.com.

Referências

CHAPMAN, O. Narratives in mathematics teach er education. In: TIROSH, D.; WOOD, T. (Ed.), The handbook of mathematics teacher educaction v. 2: tools and processes in mathematics teacher education. 2008, p. 15-38.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. 1. ed.

Barcelona: Laertes, S. A. de Editions

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. 2000.

D’AMBROSIO, B. S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, p. 10, 1993.

FIORENTINI, D. et al. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Educação em Revista. n. 36, p. 137-159, 2002.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, 2008.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 18, 2012.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; DE LIMA, R. C. R. Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática. 2018.

FOUCAULT, Michel. La hermeneutica del sujeto: cursos del college de france, 1981-1982/lectures at the college de france, 1981-1982. Ediciones Akal, 2005.

FREIRE, P. Cartas a quien pretende enseñar. Siglo XXI, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEANO, E. H. Las venas abiertas de América Latina. Departamento de Publicaciones, Universidad de la República, 1972.

MARCO AURELIO. Meditaciones. Trad. R. B. Pellicer. Madrid: Gredos, 1990.

MCEWAN, H. Las narrativas en el estudio de la docencia. In: MCEWAN, H.; EGAN, K (Comps.). La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Paraguay: Amorrortu, 1998. p. 236-259.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de matemática e processos de formação. 1992.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. Disponível a, v. 20, 1998.

RINCÓN, J. P. A.; FIORENTINI, D. Aprendizagem docente no estágio transdisciplinar: o caso da Faculdade de Educação da Unicamp. Coleção do V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2015.

Downloads

Edição

Seção

Dossiê – Artigos