ENTRE A SUJEIÇÃO E A SUBJETIVAÇÃO: REFLEÕES SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES EM “ESCOLAS QUILOMBOLAS”
DOI:
https://doi.org/10.34112/1980-9026a2019n37p70-78Resumo
ENTRE A SUJEIÇÃO E A SUBJETIVAÇÃO: REFLEÕES SOBRE AS PRÁTICAS CURRICULARES EM “ESCOLAS QUILOMBOLAS”Referências
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
BRASIL. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index php?option=com_docman&task>. Acesso em: outubro de 2012.
CANDIOTTO, C. Subjetividade e verdade no último Foucault. Trans/Form/Ação. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 87-103, 2008.
CARDOSO JÚNIOR, H. R. Para que serve uma subjetividade? Foucault, tempo e corpo. Psicologia: reflexões e crítica, v. 18, n. 03, p. 343-349, 2005.
DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de V. Portocarrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FORQUIN, J. -C. Escola e cultura: as bases sócias e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1993.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Tradução de M. A. Fonseca e S. T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GONÇALVES, T. A. V. Tornar-se quilombola: política de reconhecimento e educação na comunidade negra rural de Santana (Quatis, RJ). Rio de Janeiro: PUC/RJ, 2013. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2013.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 32, maio/ago. 2006a.
MACEDO, E. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteira, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul./dez. 2006b.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, v. 79, n. II, nov. 2007.
SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
SILVA, T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VEIGA-NETO, A. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, maio/jun./jul./ago. 2003.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.