FORMAÇÃO DOCENTE E O CUIDADO DE SI

Autores

  • Andreia Aparecida Cavalheiro Colégio Vinícius de Moraes – SEED – Santa Amélia-PR

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2019n37p19-24

Resumo

FORMAÇÃO DOCENTE E O CUIDADO DE SI

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Cavalheiro, Colégio Vinícius de Moraes – SEED – Santa Amélia-PR

Mestranda em Ensino (PPGEN-UTFPR-LD). Especialista em Ensino de Sociologia (UEPG, 2015). Professora do Colégio Vinícius de Moraes – SEED – Santa Amélia-PR. E-mail: andreiarouge26@hotmail.com.

Referências

ECKERT-HOFF. B. M. Escritura de si e identidade: o sujeito – professor em formação. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso do Collège de France (1981-1982). Tradução de M. A. Fonseca e S. T. Muchail. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GAUTHIER, C et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de F. Pereira. 3ªed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2013.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de docentes. Tradução de J. S. Padilha, Porto Alegre: Artmed, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO M. C. S; DESLANDES, S. F; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/4758>. Acesso em: 10 ago. 2018.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. III, set. 1997. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/download/50/46>. Acesso em: 10 ago. 2018.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil AS, 2009.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2011.

Downloads

Publicado

2019-05-25

Edição

Seção

Dossiê – Artigos