DESAFIOS DOS MEDIADORES DE LEITURA DIANTE DA PROPOSTA DE LEITURA DE UM LIVRO DE IMAGENS REALIZADA POR ADULTOS DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p4-14

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, livro de imagens, mediação e mediadores.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre usos dos livros de imagens na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Centraremos nossas análises nos desafios dos professores ao experienciar, pela primeira vez, em suas práticas, a leitura e a mediação de um livro de imagens com estudantes da EJA; e o desafio dessa atividade ser realizada on-line, em função do isolamento social e físico da COVID-19. 

Biografia do Autor

Rosana Aparecida Alves Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária do Centro Pedagógico/EBAP/UFMG.

Francisca Izabel Pereira Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação/UFMG. Pós-doutorado/PUC/SP (2005-2006), UFPB (2010-2011) e na Universidade do Minho (2016-2017). Professora Titular da Faculdade de Educação/UFMG

Referências

BAKHTIN, Mikhail [VOLOCHÍNOV, V. N.]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16. ed. Trad. M. Lahud e Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BELMIRO, Celia Abicalil. Livro de imagens. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, [n. p.], online. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/livro-de-imagens. Acesso em: 03 nov. 2022.

CADEMARTORI, Ligia. Para pensar o livro de imagens. Belo Horizonte: Autêntica, [200-]. Disponível em: https://bit.ly/3CirojH. Acesso em: 04 nov. 2022.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

MACHADO, Irene A. Os gêneros e a ciência dialógica do texto. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (org.). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed. UFPR, 1996, p. 225-271.

MACIEL, Francisca Isabel Pereira; SANTOS, Sônia Maria dos. A história da alfabetização de adultos no ensino, na pesquisa e na extensão da UFU e da UFMG (1986-2019). Cadernos de História da Educação, v.19, n. 1, p. 24-41, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/52686/28133. Acesso em: 29 out. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NUNES, Marilia Forgearini. Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem. Revista Graphos, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 182-198, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218788/001121478.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 out. 2022.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem para o letramento visual e sensível de crianças. Claraboia, Jacarezinho, n. 16, p. 169-185, jul./dez., 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/218802. Acesso em: 29 out. 2022.

OBERG, Maria Silvia Pires. Onde estão as chaves?: considerações sobre a formação do leitor e a fruição literária. In: BELMIRO, C. A.; MACIEL, F. I. P.; BAPTISTA, M. C.; MARTINS, A. A. Onde está a literatura? Seus espaços, seus leitores, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, p. 203- 209.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010. (Pensamento e Ação no Magistério).

RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura na escola: da concepção à mediação do PNBE. Caxias do Sul: Educs, 2013. E-book. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/literatura_escola_ebook_2.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Conversas com o Professor; 2).

REGO, Teresa Cristina. Pressupostos filosóficos e implicações educacionais do pensamento vygotskiano. In: REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 68-96. E-book. (Educação e conhecimento).

REIS, Rosana Aparecida Alves. O livro de imagens pelos olhares de estudantes e mediadores da Educação de Jovens e Adultos. 2021. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. Castro (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Trad. E. G. Almeida. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, [n. p.], online. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso em: 29 out. 2022.

SOARES, Magda; PAIVA, Aparecida. Introdução. Introdução. In: CENTRO de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG (org.). PNBE na escola: literatura fora da caixa – educação de jovens e adultos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014, p. 11-18. (Guia 3, Educação de Jovens e Adultos).

SOMEKH, Briget; JONES, Liz. Observação. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (org.). Teoria e método de pesquisa social. 2. ed. Trad. R. A. Rosenbusch. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 628-661. E-book. Disponível em: https://leitor.arvore.com.br/e/livros/ler/teoria-e-metodos-de-pesquisa-social?p=7NFGTOQK3QK-X4eaw_BQ. Acesso em: 28 out. 2022.

TASSO, Luciano. Mergulho. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Downloads

Publicado

2023-01-29

Edição

Seção

Dossiê – Artigos