PROFESSORAS LEITORAS DE LIVROS ILUSTRADOS
DOI:
https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p28-39Palavras-chave:
Leitura, livro ilustrado, ensino fundamental.Resumo
Esse artigo tem como propósito discutir as práticas de leitura que promovem aprendizagens considerando a formação do leitor e as ações leitoras potencializadas nos diálogos formativos realizados durante o percurso de pesquisa. O corpus é constituído por livros ilustrados de diferentes autores e o trabalho traz como fontes, relatos e experiências de leitura de três professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública. Espera-se que essa proposição reverbere em estudos que sejam utilizados para o trabalho em sala de aula já que atuamos com os responsáveis por fazer com que as crianças e jovens aprendam cada vez mais sobre a leitura. Para literatura infantil, consideramos os ideários discutidos por Cosson (2022) e Oliveira (2008), quanto à leitura, apoiamos nossas análises em Andruetto (2012), Goulemot (2001), Colomer (2007), e para os aspectos relacionados ao livro ilustrado, ancoramos os estudos em Linden (2011), Salisbury e Styles (2013).Referências
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2021.
CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Ailine. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda Books, 2018.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2022.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. Trad. C. Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001, p. 107-116.
LARROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte, Autêntica, 2004.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. D. Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins de Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.