A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAS OUTRAS DE IMAGINAR E CRIAR EM TEMPOS DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p103-113

Palavras-chave:

Educação infantil, relações de ensino, BNCC.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar como o brincar oportuniza formas outras de aprendizagens na Educação Infantil. Tem como corpus de análise o relato autobiográfico de uma professora formada em Pedagogia e que trabalha na educação básica do interior paulista. As questões norteadoras do relato foram: como o brincar propicia à criança, ao jovem e ao adultoa apropriação de temas e conteúdos e de que forma isso pode influenciar positiva ou negativamente na formação do indivíduo? Há experiências de brincar na infância que se perderam na vida escolar? Se sim, como isso ocorreu? Ainda, haveria função do brincar para além da ludicidade espontânea (brincar por brincar)? As análises do relato indicam as relações estabelecidas entre o universo lúdico e o real, entre a imaginação e a criação, e mostram como as brincadeiras deixam de fazer parte do cotidiano escolar à medida que há progressão das etapas.

Biografia do Autor

Fabiana de Carvalho Macedo, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (Prouni), pós-graduação no curso Da escola pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho, pela Universidade Federal de São Carlos, e atua como professora do PEB-I em um município do interior paulista há sete anos.

Daniel Novaes, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012-PROUNI), Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2018-CAPES) e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco (2022-CAPES). Atualmente é professor voluntário na Universidade Federal de São Carlos e leciona a disciplina "Trabalho de Conclusão de Curso". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Histórico-Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria histórico-cultural, transtorno do espectro autista, autismo, formação de professor, relações de ensino e práticas pedagógicas.

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Publicado

2023-01-29

Edição

Seção

Artigos